terça-feira, 3 de maio de 2011

Um coração Alegre


A Bíblia nos fala também acerca do coração alegre. Precisamos colocar isso em prática. A Palavra de Deus diz que “o coração alegre aformoseia o rosto
[...]” (Pv 15.13). A alegria é um sentimento, uma emoção. Querido, tenha um coração alegre. O coração alegre aformoseia o rosto. Uma pessoa precisa estar
com o coração alegre. Não uma alegria fundamentada, muitas vezes, nas circunstâncias, porque às vezes permitimos que as circunstâncias venham ditar o comportamento do nosso coração. Mas devemos estar alegres, independente das circunstâncias e das situações que enfrentamos.
Em Lucas 10 temos o relato da ordenação, comissão e envio dos setentas  discípulos feita por Jesus. Eles anunciavam o evangelho e voltaram cheios de regozijo, contando testemunhos gloriosos. Então Jesus lhes disse: “Eu via Satanás caindo do céu com um relâmpago.
Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” (Lc 10.18-20.) Ele disse: “Vocês têm que se alegrar não porque o diabo se submete a vocês, e sim, porque os seus nomes estão escritos no Livro da Vida”. Esse era o motivo pelo qual eles deveriam ser alegrar. Muitas vezes você fica triste, chora, lamenta por vários motivos. Porque ainda não se casou; se casou, é porque o cônjuge não lhe dá atenção; lamenta porque ficou desempregado. Enfim, mil situações. Que reconheço, não são fáceis. Contudo, querido(a), se alegre por seu nome estar escrito no
Livro da Vida. Se regozije em toda e qualquer situação.
O coração alegre aformoseia o rosto. É verdade que todos enfrentamos momentos de tristeza, e quando eles baterem à sua porta, faça o que a Bíblia
manda: ore! Feche a porta do quarto, chore, geme, clame ao Senhor. Mesmo que a situação não mude instantaneamente, se alegre pela fé, cante louvores.
E não pense que ficar triste é pecado. Jesus também, muitas vezes, teve tristezas. Ele enfrentou traição, a mágoa, a incredulidade, a rejeição, a perda.
Ele chorou. Houve um momento quando Ele contemplou Jerusalém e disse: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram
enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, vós não o quisestes!” (Mt 23.37.) Em Hebreus, capítulo 12, versículo 2, está escrito que por causa da alegria que lhe estava proposta, Jesus suportou a cruz, ou seja, Ele conhecia tudo da cruz, e sabia que depois da cruz, teria a coroa. O texto diz que em troca da alegria, Ele suportou todas as coisas.
A Bíblia também fala sobre o coração medroso, coração corajoso, coração arrependido, coração ansioso, coração irado, coração avivado, coração
angustiado, coração Senhor, coração perturbado. Essas atitudes, todas
elas, são atitudes de natureza emocional. Estamos vendo o coração como centro da vontade. Vontade é escolha, e fazemos escolhas porque Deus nos deu o livre arbítrio. Encontramos nas Escrituras uma das situações mais tristes, o chamado coração endurecido. Sempre que a Palavra de Deus alcança alguém que tem um coração sensível e esse alguém exercita a vontade em obedecer à Palavra do Senhor, os efeitos vão fluir. Mas o contrário também acontece; ela pode endurecer o coração. Em Hebreus, capítulo 3, a partir de versículo 7, está escrito: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje,
se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vosso coração [...]” A Palavra de Deus provoca duas situações: aceitação ou rejeição. A rejeição à Palavra traz o endurecimento do coração. O coração se transforma em um coração de mármore, um coração pétreo.
A pessoa pode até ouvir, mas não consegue tomar uma posição. “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. Por isso me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.” (Hb 3.7-11.)
Você pode não ter o entendimento correto, entretanto, depende da motivação do seu coração. Muitas vezes as pessoas podem fazer as coisas aparentemente
certas, mas como está escrito: “Estes sempre erram no coração.” Ou seja, tudo o que fizermos para o Senhor, precisa ser feito com o coração puro e reto, porque senão, seremos apenas religiosos.
As coisas só têm valor quando são feitas de coração. É muito ruim quando você recebe alguma coisa por obrigação. Como é ruim comer uma comida
feita por obrigação. Imagina a seguinte situação: você chega em casa cansado e pede alguém para preparar a comida para você. Logo a pessoa responde:
“Mas isso é hora de chegar? Por que você não chegou mais cedo”? Então, a pessoa faz a comida reclamando. O que era para ser saboreado, perde todo o sabor porque ela não preparou com o coração reto, mas fez por obrigação. No mundo espiritual também é assim. Deus vê o nosso coração.
O ato de ofertar, dizimar, de servir ao Senhor por exemplo, precisa acontecer de maneira desprendida. Deus ama ao que dá com alegria (2Co 9.7). Ele se agrada daquilo que você faz de coração. Deus ama ao que dá de coração. Existem tantas pessoas que querem apenas cantar para vender discos, e não louvar ao Senhor. A motivação é apenas os holofotes. A pessoa pode até cantar de uma forma lindíssima, mas no mundo espiritual, não é isso que conta. “Pelo fato de vocês terem endurecido o coração, eu tenho falado uma vez, duas, três. Durante quarenta anos eu falei, vocês viram os meus sinais, vocês viram todos os dias o maná, vocês têm tantas coisas para recordar e fecharam o coração!” [...] “Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.” Chega um momento em que o coração insensível, duro, afasta o Senhor.
Agora vejamos os versos 12 e 13 de Hebreus 2: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade
que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortaivos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Ou seja, o pecado traz o engano e o engano do pecado endurece o coração.
Muitas vezes a pessoa pratica um pecado e diz:
“Ah! Está vendo? Não aconteceu nada comigo”. A pessoa vai se acostumando com o pecado, até chegar um momento que o coração se torna endurecido.
Por isso a Palavra diz: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em  qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.” Ou seja, você deve sempre perceber aquilo que o afasta ou o aproxima de Deus. O seu coração está levando-o para mais perto de Deus, ou o está afastando dele?
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23.)
A Bíblia nos fala sobre um homem chamado Faraó. Em Êxodo 4 vemos que Moisés foi enviado a Faraó para que ele pudesse deixar o povo de Israel sair
do Egito. Na soberania, no governo e na onisciência de Deus, Ele sabia de todas as coisas. Ele sabia do coração endurecido de Faraó. Mas Faraó permitiu
que em cada sinal, em cada atitude do Senhor, seu coração permanecesse duro. O coração duro sempre leva a situações difíceis. Faraó perdeu seu filho
primogênito, sua família foi destruída. O Egito, que era a maior potência da época, foi tremendamente abalado. O exército de Faraó foi destruído na travessia do Mar Vermelho. Quando a pessoa endurece o coração, ela contagia e acaba passando esse mal para os outros também. Não adianta discutir religião, amado leitor, pois a pessoa com o coração endurecido precisa de um coração novo. Um coração duro pode ser amolecido por lágrimas, por intercessões. Às vezes você diz: “Mas, não está acontecendo nada.” Você pode não estar vendo, mas está acontecendo, Deus está trabalhando.
Conta-se que certo homem morava em uma cidade na qual havia uma pedra muito grande. Todos os dias ele ia para junto dessa pedra e batia nela com uma marreta, mas a pedra continuava imóvel e não mexia. As pessoas o criticavam, e ele permanecia fiel à tarefa a que se propusera desempenhar.
Porém, num dia, ele deu uma única marretada, e a tal pedra como que se desfez todinha. Sabe por quê? Porque a pedra foi quebrada de dentro para
fora. Todos viam apenas a sua estrutura externa, mas internamente, ela estava se desfazendo. E assim acontece conosco, na nossa caminhada como cristão. Pode até parecer que a nossa pregação para aquele ente ou amigo querido não está “surtindo efeito”. Contudo, quando falamos em nome do Senhor Jesus Cristo, nenhuma palavra é em vão. No tempo certo, a semente que estamos semeando vai germinar.
By Juliana Andréa

Nenhum comentário:

Postar um comentário