terça-feira, 2 de agosto de 2011

Temor a Deus





O que é temor a Deus?

Para um descrente pode ser um Deus mal vingativo:

(Lucas 12:5) - Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.

(Hebreus 10:31) - Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Já para o cristão temer a deus é :

(Hebreus 12:28) - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;

(Hebreus 12:29) - Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

(Deuteronômio 10:20) - Ao SENHOR teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.

(Deuteronômio 10:21) - Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto.



Analisando o a palavra que Deus nos deixa em Deuteronômio vemos que um dever de todo o verdadeiro cristão.

Alguns crentes dizem que temer a Deus é apenas ter “respeito” por Ele. Vemos então uma perfeita enganação que faz com que muitos vivam uma vida desregrada, totalmente fora do que Deus espera de nós.

O temor a Deus vai muito alem de apenas respeito, o mesmo inclui a compreensão de Deus odeia o pecado, assim devemos sim temer o seu julgamento mediante aos nossos erros (mesmo sendo crente):

(Hebreus 12:5) - E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;

(Hebreus 12:6) - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

(Hebreus 12:7) - Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

(Hebreus 12:8) - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

(Hebreus 12:9) - Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?

(Hebreus 12:10) - Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

(Hebreus 12:11) - E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

O temor gera em nós o mar pelo Pai, de forma que faremos de tudo para que não venhamos a cair no vicio do pecado, “Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8.34).

Devemos temer a Deus de uma maneira que venhamos sim temer a correção como temíamos a correção dos nossos pais carnais que somente queriam andássemos de forma correta.

(Lucas 11:13) -  Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Então se temos o Espírito Santo temos tudo o que precisamos pois é ele quem nos convence do pecado (João 16:7) - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

(João 16:8) - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Não existe razão para que venhamos ter medo de Deus, pois:

(Romanos 8:38) - Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

(Romanos 8:39) - Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Porem nestes versículos nos deixa claro que eu posso me separar do amor de Deus. Como?

Pela falta de temor a Deus que nos  levara a distancia do Espírito Santo, ou seja quem irá me convencer do meu pecado? É ai que vemos tantos ministérios caídos, pois passaram a crer em sua própria sabedoria, de forma que alguns agem segundo suas vontades chutando e eu digo chutando porque nem se quer pedem a opinião do Espírito Santo, e quando nosso Consolador vai nos mostrar onde esta o erro simplesmente Ele não é ouvido, são tantas coisas que fazem que não haja mais credibilidade no mundo lá fora em se dizer cristão, porque alguns começam bem mas com medo de perder o dizimo ou irmãzinho que louva tão bem, permitem que o pecado não somente entre dentro da igreja mas ainda suba aos púlpitos. E não bastasse se esquecem que tudo o que esta lá em cima se espalha por todos que adentram dentro das igrejas, se esquecendo que os instrutores que Deus nomeou na terra e não ensinaram conforme o que a palavra diz serão também cobrados pelos erros de seus fieis.

(Lucas 12:48) - Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

Temer a Deus é ter reverencia a ponto de que isso nos influencie a viver uma vida de respeito a Deus nos afastando do pecado. Submeter-se a Ele e louvá-lO de todo o nosso coração.

A igreja primitiva crescia por que eles tinham temor a Deus:

(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

(Atos 2:43) - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

Não há milagres sem temor a Deus!

(II Corintios 7:1) - ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Paulo nos afirma que não podemos reivindicar as promessas maravilhosas contidas na bíblia sem uma vida de separação do pecado. Ficamos com nossas orações barradas e as tornamos abomináveis a Deus, pois Ele não admite o pecado de forma alguma.

Observemos o pecado de Davi que cobiçou Bate-Seba, mandou que colocassem seu marido a frente da batalha para o mesmo morresse, como conseqüência do que plantou o filho que a mesma carregava faleceu, Davi tinha temor a Deus, mas por um momento de não vigiar o perdeu e suas conseqüências foram altas, mas ai você pode pensar “mas vivemos no tempo da graça” mas tudo o que plantamos colhemos:

(Gálatas 6:7) -  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Por isso peça a Deus todos os dias o temor que gera a obediência e a distancia do pecado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário