terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ainda há Esperança


Há muitas pessoas desiludidas, sem esperança, sem paz, desesperadas, achando que não há solução para as suas angústias e problemas. Existe um ditado popular que diz que a esperança é a última que morre. Contudo, há um provérbio bíblico que contradiz esse dito popular: “O Justo ainda morrendo tem esperança”. Provérbio 14:32; Porque a desesperança é característica de quem não tem Deus.
O homem e a mulher que acreditam em Deus alimentam-se diariamente da esperança que está fundamentada na Palavra de Deus: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus”. II Coríntios 5:1
A esperança de muitos está fundamentada nos prazeres do mundo: nos bens desta vida, na vaidade da vida, na fama, no sucesso, nas pessoas, no dinheiro e riqueza, no Ter e não no Ser.
Sua esperança não é verdadeira. “… Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”. Efésios 2:12
Sua esperança finda na morte. “… Porque qual será a esperança do ímpio, quando lhe for cortada a vida, quando Deus lhe arrancar a alma. Acaso ouvirá Deus o seu clamor, em lhe vindo a tribulação”. Jó 27:8,9
Define-se esperança como confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa. “No Novo testamento as palavras gregas elpis e elpizein significam “expectativa” e “esperar”. O conceito de esperança é plenamente desenvolvido nos escritos de Paulo – especialmente no livro de Romanos. O paradoxo de Romanos 4:18 “esperando contra a esperança”, é uma expressão de circunstâncias que tanto ameaçam quanto impedem, e de uma esperança que resiste. Paulo diz sobre o patriarca Abraão que “sem enfraquecer em sua fé, ele enfrentou o fato de que seu corpo estava praticamente morto – já que ele estava com cerca de cem anos de idade – e que o ventre de Sara também estava morto. Entretanto, ele não vacilou, pela descrença, quanto à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente persuadido de que Deus tinha poder para fazer o que havia prometido” (Romanos 4:19-21, NVI).” E.O.O.
As bases em que estão fundamentadas a esperança do homem e a mulher de Deus são duas: 1. Nas promessas bíblicas. “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para ser comparados com a Glória por vir a ser revelada em nós.” Romanos 8:18 2. No Deus das promessas e das alianças. “Mas Sião diz: o Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso pode uma mulher esquecer-se do Filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia não me esquecerei de ti.” Isaías 49:14,15
São duas as fontes fundamentais da Esperança. 1. Fonte geradora de esperança. (Que é a Palavra de Deus) “… a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança”. Romanos 15:4 2. Fonte alimentadora da esperança. (Que é Deus) “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito de Deus”. Romanos 15:13
O que devemos esperar de Deus? Devemos esperar a Salvação de nossas almas. “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Romanos 8:24 Devemos esperar a vida eterna na presença de Deus. Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”. Tito 1:2 Devemos esperar o prêmio, o galardão nos céus. Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?”I Tessalonicenses 2:19 Devemos esperar a vinda gloriosa de Jesus. “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”. Tito 2:13 Devemos esperar a vitória contra as forças espirituais do mal. “O Senhor me livrará também de toda a obra maligna”. II Timóteo 4:18
Seis promessas para os que colocam sua esperança em Deus.
1. São ouvidos por Deus. Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” Salmo 40:1
2. São libertos. Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará.” Provérbio 20:22
3. São renovados espiritualmente e fisicamente a cada dia. “Os jovens se cansam, e se fatigam, e os moços de exaustos caem. Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Isaías 40:30,31
4. Alegrar-se-ão. Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9
5. São bem-aventurados. Por isso, o SENHOR espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam.” Isaías 30:18
6. Herdarão a terra. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. Salmo 37:9
Jesus Cristo é a maior segurança de esperança proporcionada no coração dos que nele confiam. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança” I Timóteo 1:1 “…aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”. Colossenses 1:27
Conta-se que durante a II Guerra Mundial, na Alemanha, algumas pessoas pobres e perseguidas se refugiaram numa caverna escura e fria, depois de terem abandonado aquele lugar medonho, achou-se inscrito numa das paredes o seguinte pensamento: “Creio no sol, mesmo que ele não brilhe. Creio em Deus, mesmo que ele esteja em silêncio. Creio no amor, mesmo que ele esteja oculto”.
Onde você tem depositado a sua esperança? Nas cousas desse mundo ou no Deus que tudo pode?
O Deus da esperança quer te alimentar a cada dia, para que, fortificado, possas vencer todas as lutas que surgirem. Com Deus, somos mais…mais…muito mais que vencedores !
Volte-se hoje para Deus, aceitando Jesus como único e suficiente Salvador.
“Há esperança para teu futuro, diz o Senhor…” Jeremias 31:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário