quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CONFIANÇA EM DEUS


“Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:5, 6).


Acreditar não é o mesmo que confiar. Acreditar na existência de algo não nos 
torna automaticamente comprometidos com o que acreditamos. Por exemplo: 
se alguém acredita em discos voadores, não significa que confia 
em extraterrestres!
Quando confiamos em alguém entregamos as chaves da nossa casa e do carro, revelamos 
as senhas das contas bancárias e do nosso computador, contamos os segredos, etc. Temos a certeza de que ela não vai nos trair!
Muitas pessoas dizem que acreditam em Deus, mas não confiam nEle. Elas dizem: “Eu já tenho Jesus no coração”.  Têm Jesus, assim como também os amigos, a família e as coisas que gosta.  A Bíblia diz: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem” (Tiago 2:19). Até os espíritos malignos são “crentes”, mas ao mesmo tempo se opõem a Deus.
Confiar em Deus é se comprometer, entregar a Ele tudo o que somos e tudo o que temos. A palavra é: “Confia no SENHOR de todo o teu coração...”. Confiar parcialmente é o mesmo que não confiar, é confiar desconfiando. Estribar-se é se apoiar.
Quando alguém usa uma muleta é porque não tem segurança de se equilibrar sozinha. Apoiar-se no próprio entendimento é buscar segurança em algumas muletas, como a inteligência, os talentos, o conhecimento, o emprego, o dinheiro e até as pessoas. Muitos estão estressados, deprimidos, ansiosos e frustrados porque confiaram em si mesmas e nas pessoas, que são imperfeitas, e em coisas ou circunstâncias, que são passageiras. O único digno de nossa total confiança é o Senhor, pois só Ele é perfeito e, certamente, nunca vai nos decepcionar!
Algumas pessoas, depois de tanto se esforçarem para resolverem seus problemas sem obter sucesso, finalmente dizem: agora não posso fazer mais nada, só me resta orar. Declaram, assim, que, primeiro confiam em si mesmas, depois no Senhor. Confiar de todo coração é um grande desafio, pois exige de nós uma rendição completa, o que mexe com nossa soberba e independência de Deus. O pecado original do ser humano é a auto-suficiência, por isso nossa tendência de sempre segurar algumas áreas da vida e tentar administrá-las. Toda entrega parcial continua sendo uma porta aberta para o fracasso.
Reconhecê-Lo em todos os nossos caminhos é considerar Seus princípios em todas as áreas de nossa vida. A recompensa é: “... E ele endireitará as tuas veredas”. Ele quer endireitar o que está torto, corrigir o curso que estamos trilhando. Uma pessoa guiada pelo seu intelecto, sentimentos e emoções vive na inconstância, sem direção. Precisamos de um ponto de referência, e este é a palavra de Deus. Deus é o Criador e, portanto, o único que principia todas as coisas. Só Ele pode estabelecer princípios, que são leis imutáveis e definitivas, as bases para nossa vida.
O caminho do homem é tortuoso, o de Deus é reto e plano. Ele tem direção para todas as áreas: pessoal, conjugal, familiar, sentimental, profissional, financeira, material, física, etc. Considerá-Lo em tudo é dependência completa. A Bíblia diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6, 7).
Quando uma pessoa confia e reconhece o comando de Deus sobre sua vida, ela é constante, inabalável, tranqüila e em paz nos momentos bons e ruins. Ela não depende das circunstâncias para estar em paz, mas apenas do Senhor. Isso é andar por fé, é confiar em Deus. Ela também não corre para Deus apenas nos momentos difíceis, quando precisa de um socorro, mas busca um relacionamento diário e constante com Ele. Ele é o Senhor e nós somos Seus servos. Ele dá os comandos!
Deus quer endireitar as suas veredas. Quem confia, considera, acata o que Deus fala. Você precisa se lançar a Ele, soltar em Suas mãos todas as áreas, crendo que Ele tem a direção correta.
Faça esta oração:
Pai, eu quero reconhecer que Tu és o Senhor da minha vida. Perdoe-me por ter sido auto-suficiente e desprezado os Teus princípios. Eu pensei que pudesse administrar minha própria vida, e reconheço que não deu certo! A partir de hoje quero me entregar completamente aos braços do Pai. Vou confiar totalmente em Ti e nunca mais me apoiar em meu próprio entendimento. Entrego toda a minha vida a Ti e ao Teu comando. Em nome de Jesus, amém
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário