domingo, 28 de agosto de 2011

Fala perfeita

                               Se alguém não tropeça no seu falar, tal homem é perfeito (Tg 3.2)

Você já falou alguma coisa e depois se arrependeu de ter dito o que falou?
Pois é, infelizmente, temos muita facilidade para falar muitas coisas, mas temos pouca paciência para ouvir o que os outros falam.
O problema é que muitas pessoas falam demais, assumem compromissos com todo mundo e depois não conseguem cumprir o que prometeram. Depois procuram dar um jeitinho ou até mentem para tentar justificar a sua falta de responsabilidade.

Há também os que falam mal dos outros e depois não conseguem sustentar o que disseram.
O pior é que tais coisas infelizmente acontecem entre pessoas que se dizem cristãs.
Já no Antigo Testamento o homem mais sábio do mundo disse: “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato” (Pv 10.19). Concordando com este pensamento, o Senhor Jesus Cristo disse: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que disso passar vem do Maligno” (Mt 5.37).

Tiago, por sua vez, escreveu ainda isto na carta da qual lemos hoje um trecho: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tg 1.19). Mais adiante, ele diz: “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga.
Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” (Tg 4.11-12).
Portanto, tome cuidado com o que você fala.

O primeiro passo para ser perfeito no falar é permitir que Jesus Cristo seja o Senhor e Salvador de sua vida. Depois faça sua a oração expressa em Sl 141.3: “Coloca, SENHOR, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios (Sl 141.3).”
Palavras são como pedras que constroem ou ferem, dependendo de como as manejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário