quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Débora: Exemplo de Firmeza e Ousadia

 Senhor me direcionou a usar alguns exemplos de mulheres da bíblia, que muito podem nos edificar com suas vidas, suas atitudes e postura de mulheres de Deus. Mulheres corajosas, determinadas, entregues a Deus. Tinham defeitos, como todas nós, mas se destacaram por atitudes de fé que fizeram a diferença em sua época e que influenciam até nos dias de hoje. E hoje, quero compartilhar com vocês, um pouco sobre o perfil de Débora.
deborahNo livro de Juízes 4. 4-9, a bíblia diz o seguinte:
“Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos. Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. Ela respondeu: Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o SENHOR entregará a Sísera. E saiu Débora e se foi com Baraque para Quedes.”
Ontem destaquei aqui o perfil de Maria (irmã de Marta) que se mostrou uma mulher quebrantada, mas hoje quero destacar a firmeza de Débora, uma juíza da época e também profetisa. Sabemos que para ser uma juíza, a mulher precisa ser firme, determinada, não pode demonstrar medo e fraqueza, mas deve ter um perfil de seriedade e coragem; e para ser profetisa, a mulher precisa ter ousadia para falar o que Deus lhe disser, sem duvidar em seu coração. Então, aqui temos um perfil de uma mulher corajosa, firme e ousada.
Nos dias atuais, é mais fácil encontrarmos uma mulher com essas características, mas imaginem na época de Débora; ela deveria realmente se destacar entre as demais mulheres. Pessoas, homens de outras localidades a procuravam para que ela julgasse suas causas e, por causa disso, davam a ela muita credibilidade. No caso de Baraque, citado no texto bíblico acima, ele não apenas ouviu Débora, como afirmou que só iria enfrentar o inimigo se ela fosse junto com ele, mesmo Deus lhe garantindo a vitória. Ou seja, ele teve medo, não teve fé, foi covarde e se firmou em uma mulher para obedecer à ordem de Deus. Ela, porém, não hesitou em ir junto dele porque, ao contrário de Baraque, ela era uma mulher cheia de fé.
Mulheres que se destacam por sua firmeza e fé são muito usadas por Deus. Elas passam por dificuldades como todas as outras, sentem medo algumas vezes, são sensíveis, mas não esmorecem, não desanimam facilmente. São vitoriosas sobre as lutas porque acreditam em seu coração que Deus está no controle da situação, pois confiam inteiramente no Senhor e não temem ao serem desafiadas.
Podemos aprender muito com a vida de Débora. Ela não é uma exceção. Podemos ter coragem como ela teve e vencer as dificuldades também porque, o mesmo Deus que a direcionava e lhe dava ousadia e sabedoria, é o Deus de hoje e Ele O será eternamente, o Senhor dos exércitos que peleja por aqueles que O buscam!
Precisamos ser mulheres doces, amáveis, serenas, porque somos sensíveis por natureza, mas podemos também ter firmeza, garra, fé, determinação, ousadia, tudo no seu momento, sem perder o foco, o qual é o de estarmos atentas à direção que Deus nos dá em tudo na vida, em Sua palavra, no Seu manual.
Quero apenas ressaltar um detalhe que creio ser importante em se tratando de firmeza, de coragem e ousadia: algumas mulheres casadas não encontram um equilíbrio quando possuem essas características tão fortes e marcantes. Por não demonstrarem fragilidade, acabam confundindo sua postura dentro do lar, e querem tomar todas as decisões dentro de casa, por isso é muito importante sempre lembrar de que o marido é o cabeça do lar, segundo a bíblia nos ensina, e a submissão ao marido é algo de Deus, sobre o qual a bíblia deixa muito claro (Efésios 5.22).
Que possamos sempre Lembrar que, mesmo sendo firmes e corajosas, que são características que devemos ansiar e buscar, nunca deixaremos de ser a parte mais frágil, como descrito em 1ªPedro 3.7.
Que consigamos encontrar o equilíbrio entre a doçura e amabilidade que uma mulher deve ter por natureza, com a firmeza e ousadia, características admiráveis em Débora, o nosso exemplo de hoje.
Espero que essa palavra tenha te edificado!
Deus te abençoe!
Com carinho,

Nenhum comentário:

Postar um comentário