terça-feira, 15 de maio de 2012

VIVENDO NA ALIANÇA



PDF Imprimir E-mail

Hebreus 8:10
Quando Deus criou o mundo, fez tudo perfeito, inclusive o homem. Porém, a Bíblia diz que o primeiro Adão pecou e toda a humanidade com ele. A semente do pecado ficou na genética, no DNA, na forma biológica de ser gerado. Jesus veio, o Último Adão, e morreu pela humanidade. Toda semente de Jesus, na aliança com Ele, está restaurada, restituída, redimida. Na aliança do primeiro Adão, há morte, maldição, derrotas. Na aliança do Último Adão, há vida, bênçãos, vitórias que nos fazem vencer. Quem está em Jesus, na Aliança Superior, tem vida, bênção e vitória. “Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17)
A aliança do casamento
No casamento, a aliança é 100% boa, mas não podemos negar que existem situações complicadas que só se tornam possíveis porque chamamos para dentro da aliança o cordão de três dobras. Jesus é o lado mais forte que protege o lado mais frágil da aliança. Ele ministra sobre nós um novo encorajamento e mostra que a aliança não se quebra quando uma das partes é mais forte. A parte firme é legalidade sobre a frágil para garantir que a aliança não se dissolva.
Dentro da aliança do casamento, o cabeça é o marido e não a esposa; ele é a parte mais forte do casamento. Mas alguns maridos não provam isso no dia-a-dia; quebram a segurança do casamento por não assumirem o que são: patriarcas, sacerdotes. Com isso, a mulher, parte mais frágil, fica vulnerável. Daí algumas tornarem-se a parte mais forte quando o homem não assume a autoridade que lhe foi confiada.
Aliança da Igreja
Na aliança entre Deus e a Igreja, Jesus é o lado mais forte. Ainda que você seja infiel, todavia Ele é Fiel. Jesus é o Senhor da Igreja. Porém, existem alguns desconfortos na Igreja, porque, infelizmente, a Igreja, que sou eu e você, testemunha mal de Jesus. O que ocorre é que quando temos atitudes incompatíveis com o que ministramos e o mundo espera de nós, o caráter da Igreja começa a ser questionado, e, por que não dizer, o caráter de Cristo. Por outro lado, não podemos esquecer que vivemos em um mundo imperfeito. Logo, quem não quiser conviver com problemas terá de pedir para morrer. Jesus disse que no mundo teríamos aflições e que se tivéssemos bom ânimo, venceríamos.
A aliança coopera para o nosso bem
Conta-se a história de um rei que gostava muito de caçar e que certa vez, ao atirar, acertou o próprio dedo. Indignado, praguejou e culpou Deus por não protegê-lo. O súdito que estava com ele explicou que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. E o rei, mais indignado ainda, mandou prender o súdito, pela afirmação sobre a Bíblia.
Muito tempo se passou, e o rei foi caçar novamente, dessa vez, sozinho. Foi quando se deparou com índios canibais que o prenderam para oferecê-lo aos deuses. Mas durante o ritual, perceberam que na mão do rei faltava um dedo, o que fez com que fosse solto, porque os deuses não recebiam uma presa mutilada. O rei saiu livre, feliz e compreendeu que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Ao retornar ao palácio, foi direto à prisão e libertou o súdito. Pediu perdão e contou sobre os canibais. Depois questionou com o servo o motivo de Deus ter-lhe permitido ficar preso por tanto tempo. O servo sorriu e disse que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, pois se estivesse com o rei, com certeza, teria sido oferecido aos deuses, pois possuía todos os dedos.
Quando estamos em aliança, não há prisão, mutilação, problemas que possam nos arrancar do propósito de Deus! “TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS” (Romanos 8:28). Porque estamos debaixo da aliança, somos protegidos e recebemos livramentos.
Aliança nos dá cobertura
A aliança nos dá cobertura, pois a Bíblia diz que Jesus fez aliança como Último Adão para cumprir a lei, e se tornar a superior aliança para acudir o sacerdote e levantar Sua Igreja com o nome Geração Eleita, Sacerdócio Real. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” (I Pedro 2:9,10)
Jesus é Sacerdote, Patriarca, Senhor, Rei, Primogênito da aliança. “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossences 1:15-18)

A verdadeira aliança consiste em estar em Deus, ser ministrado e levado a interesse de viver na aliança e pela aliança. O interesse da aliança está em conhecer o Deus da aliança. Vai além de conhecer a História de Jesus, é conhecer o Jesus da História. Não podemos como Igreja viver sem o entendimento da aliança. Não podemos ter interesse nas coisas do Reino e não no Senhor do Reino. O pacto da aliança, em primeiro plano, é conhecer o Autor da aliança e gestar intimidade com Ele. Quem conhece o Autor da aliança, conhece as promessas da aliança. Antes de entrar nas promessas, tem que entrar nEle. A solução é entrar em Jesus, deixar que Ele Se faça um conosco. Precisamos pertencer ao nosso Amado.

Você precisa conhecer Jesus e prosseguir em conhecê-lO. A Bíblia diz que Ele o conhece e o chama pelo nome. Só quem tem intimidade com Ele é quem tem aliança. “A intimidade do Senhor é para aqueles que conhecem e o temem, aos quais Ele revelará a sua aliança.” (Salmos 25:14). A aliança só será revelada àqueles que têm reciprocidade com Yeshua. Deus quer inaugurar um novo e vivo caminho entre você e Yeshua, entre Yeshua e você. Essa é a única forma de você ser arrancado de todas as suas crises. Os sinais da aliança nos dão segurança para que conheçamos o Deus que servimos. Na reciprocidade da aliança, as crises são vencidas.

O que necessitamos é exercitar o conhecimento da aliança. Ele, Jesus, o Mediador da nossa aliança, luta em nossa defesa. A Bíblia diz que haverá uma diferença visível entre aquele que Serve a Deus e aquele que não serve (Malaquias 3:18). A aliança é conhecer o Senhor da Aliança e fazê-lo conhecido nas nações.

Aliança nos protege da morte

Quem está debaixo da aliança tem direito a viver dois níveis de vida: vida longa na Terra e vida eterna no Céu. Deus não quer que nenhum justo passe na Terra sem cumprir seus longos dias. A aliança intervém na morte, bloqueia a morte. Todas as vezes que o diabo armar uma morte para você a aliança tem o poder de quebrar o laço da morte. O salmista diz que o justo terá riquezas na sua casa e honra dupla para os seus filhos, bem como dias longos e fartos sobre a terra. O justo é aquele que está em aliança e a aliança intervém para que a morte saia.

A palavra diz que a remissão dos pecados alonga os dias de vida. Nossos pecados não existem mais porque estamos em aliança com o Deus Todo Poderoso. Ele lançou nossos pecados no mar do esquecimento. “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.” (Miquéias 7:18,19)

Deus não quer que você fique lembrando o passado, alimentando feridas. Ele quer que você profetize bênçãos. A chamada para sua vida é para caminhar em aliança até que se cumpram os seus dias e os seus projetos na Terra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário