sábado, 24 de novembro de 2012

Deus tem um plano para cada vida

O Cristão é aquele que renuncia a sua própria vontade e submete a vontade de Deus para a sua vida em tudo que ele faz. O problema que cada cristão enfrenta é: “Como discernir a vontade de Deus”? A vida de Jesus Cristo na terra é uma ilustração perfeita de conformidade absoluta a vontade de Deus. HB 10:7 - Então disse: Eis aqui venho para fazer, ó Deus, a tua vontade. Jesus na verdade terminou o trabalho que o Pai deu para Ele fazer aqui na terra. JO 17:4 - Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. Como Jesus tinha uma tarefa especifica para fazer aqui na terra, também cada cristão tem uma tarefa de Deus para fazer. É sua responsabilidade e minha de aprender do Senhor a vontade de Deus para as nossas vidas.
I. DEUS TEM UM PLANO PARA CADA VIDA Há um projeto divino para cada um dos filhos de Deus. Esse plano é adaptado as nossas personalidades, talentos, necessidades, potencias e ambiente. EF 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Deus tem ordenado certas tarefas especificas, obras para cada cristão individual. Heb. 12:1 “...corramos com paciência a carreira que nos está proposta,” O Apostolo Paulo podia dizer, “acabei a carreira” Ele cumpriu o seu ministério e o seu trabalho foi completo. II Timoteo 4:7 AT 22:14 - E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade – Deus queria que Paulo conhecesse a vontade do Senhor. O plano de Deus para você é muito pessoal. É somente para você. SL 32:8 - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. O plano de Deus para você é muito detalhado. SL 37:23 - Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho. Deus nem sempre revela o futuro distante mas ele nos guia passo por passo. O plano de Deus é continuo. IS 58:11 - E o SENHOR te guiará continuamente O plano de Deus é definitivo e especifico. IS 30:21 - E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. Deus nos guia pelo Seu Espírito através da Sua Palavra. Deus quer que nós procuramos saber o Seu plano. SL 143:8 - Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma. Deus quer que estejamos em muita oração sobre os detalhes do dia a dia. A vontade de Deus é sempre boa, aceitável e perfeita para cada cristão em particular. Rom. 12:2 “...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
II. O PLANO DE DEUS É IMPORTANTE PARA CADA VIDA É um triste fato que é possível perder o plano de Deus em nossa mania egoística e teimosa de querer fazer nossos próprios planos. Esse é um erro trágico e deve ser evitado! Nós somos incapazes de planejar as nossas próprias vidas. JR 10:23 - Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos. Só Deus conhece o futuro e Ele é o Único capaz de escolher a nossa vocação ou caminho.
III. O PLANO DE DEUS SEMPRE INCLUI CERTAS CARACTERÍSTICAS Separação do pecado para santidade. 1TS 4:3 - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; - Deus é santo e é Sua vontade que sejamos como Ele é. Oração e ações de graças sempre são a vontade de Deus para nós. 1TS 5:17 - Orai sem cessar. 1TS 5:18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Fazendo boas obras é sempre a vontade de Deus. 1PE 2:15 - Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;
IV. CONDIÇÕES DA DIREÇÃO 1. Confiar no Senhor. SL 37:3 - Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. SL 32:8 - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Direção é somente para o crente. O plano de Deus para o não crente consiste de apenas um ponto – crer e ser salvo. 2. Deleita-te também no Senhor. SL 37:4 - Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. – seja ansioso, disposto a conhecer a Sua vontade e a obedecer. 3. Entrega o teu caminho ao Senhor. SL 37:5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. – Devemos ter fé completa e explícita nEle. 4. Descansar no Senhor e esperar pacientemente por Ele. SL 37:7 - Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. – Deus prometeu lhe dar direção mas não necessariamente revelar a Sua vontade o mesmo dia em que você a pede. 5. Se entregue a vontade de Deus. Nós devemos estar dispostos a obedecer a Sua vontade. RM 12:1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. RM 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 6. Separação do mundo e todo pecado conhecido. RM 12:2 - “E não sede conformados com este mundo... para que experimenteis...” Separação, depois a revelação da Sua vontade. 7. Mente Espiritual. RM 12:2 - “...renovação do vosso entendimento...”. Sua mente ligado com o Senhor, Seu Espírito, Seu Livro, para ouvir a Sua voz mansa e delicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário