domingo, 4 de março de 2012

CULTIVANDO O CARÁTER DE CRISTO




CULTIVANDO O CARÁTER DE CRISTO

Verdade básica: É tempo de evidenciarmos o caráter de Cristo neste mundo
Texto básico: E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.

Filipenses 2.22 “E vocês sabem muito bem como Timóteo provou o seu valor. Ele e eu, como se fôssemos filho e pai, temos trabalhado juntos no serviço do evangelho.”

Viver dentro dos padrões de Deus é uma bênção!
Vivemos tempos difíceis e é necessário buscar cada vez mais a presença de Deus para estarmos dentro de um “padrão” exigido por Ele. Precisamos entender que para recebermos aquilo que o Senhor tem preparado para nós necessitamos estar em sintonia com Ele e nos sujeitarmos ao que Ele propõe. Não apenas o nosso pensar, mas também o nosso viver (evidências externas) deve ser marcado por aquilo que a Palavra ensina.

1. Imite aqueles que imitam a Cristo:

Filipenses 3.17-21 “Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês. Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles são os desejos do corpo. Eles têm orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo. Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.”
Existem pessoas que estão seguindo ao Senhor Jesus. Podemos reconhecê-las não apenas pelo que dizem, mas muito mais pelo seu procedimento no cotidiano. Os atos destes amados e amadas apontam para o Deus a quem servem . Enquanto alguns vivem para si de uma forma egoísta , tendo o próprio ventre como Deus (v.19), outros vivem debaixo do poder de Deus tendo o caráter de Cristo em si, e a estes devemos “copiar”.
• Tu conheces alguém que pode ser imitado? Poderias citar alguns nomes?
• Tu és um modelo de caráter que pode ser imitado?

2. Defina qual lista irá orientar tua vida:

Gálatas 5.16-25 “Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!”
O Senhor nos tem dado orientação clara quanto ao procedimento que devemos ter. Quando compramos um eletrodoméstico ele vem acompanhado do manual e é sempre bom seguir suas orientações. Se não conectarmos o aparelho na voltagem correta ele pode não funcionar ou “queimar”. Em ambos os casos ele não serve pra nada. A Escritura diz que devemos andar no Espírito e que as obras da carne nos afastam do padrão de Deus. O fruto (composto por diversos gomos) do Espírito nos ajuda a crucificar efetivamente a carne.
• Em tua vida qual a lista (obras da carne/fruto do Espírito) que predomina?
• O que poderias fazer para cultivar o caráter de Cristo?


Amados e amadas, tem chegado um tempo especial da parte de Deus para tornarmos manifesta a presença do Senhor. O caráter santo de Deus será conhecido pelo mundo através do justo procedimento de seus filhos. Viva uma vida santa e o Senhor será glorificado e tu serás bem aventurado. Ter um coração humilde é fundamental. Quando pensamos que já temos tudo o que precisamos o Senhor não nos pode acrescentar nada, pois já estamos “cheios”. Realmente, quando temos esta postura estamos cheios de nós mesmos. Enquanto não abrimos mão da nossa verdade, o Espírito não pode revelar a verdade do Pai. É preciso haver uma libertação de nós mesmos, para que Ele possa reinar.

Um comentário:

  1. Acreditaria que por causa de um sermão um palestrante quase ficou só devido as palavras que disse, e por esse mesmo motivo seus amigos e seguidores passaram a evitar sua companhia?

    Não podemos negar que as palavras de Jesus trazem conforto à alma, vida abundante e nos aproximam de Deus, contudo, que fique bem claro que o Senhor Jesus nunca se ocupou em ter a seu lado aqueles que não desejavam verdadeiramente sofrer o controle absoluto de Deus! Jesus nunca teve por pretensão encher auditórios, salas e igrejas, preocupação e interesse que norteia a mente de muitos hoje em dia. O que o Senhor Jesus desejava de fato, e isso também buscava, tinha a ver com fazer a vontade Daquele que o enviará.

    Na contra mão de muito do que se ouve hoje, dentro e fora das igrejas, cair na graça e na simpatia do povo, nada tem a ver com omitir as verdades de um evangelho sadio, genuíno e descomprometido em somente agradar pessoas. Sim, todo aquele que desejar servir a Jesus terá que estar em meio ao seu povo servindo de coração uns aos outros, lembrando sempre que a igreja deve ser inimiga do sistema que rege o mundo, amando-o como Cristo a amou.

    Não existem meias verdades! O evangelho de Jesus precisa ser anunciado da mesma forma e maneira que ele mesmo o fez. Resta-nos saber se o que tem sido pregado para o povo em nome de Deus, em primeiro lugar tem imitado a postura do nosso Cristo e Senhor. Caso isso não seja o poder pulsante nos corações, nada mais nos resta se não aguardarmos o tempo em que conheceremos os “frustrados da fé”.

    daniel de araújo

    ResponderExcluir